Morre no Recife Srª Helena de Petribú


Faleceu este domingo (11) Helena Cavalcanti de Petribú, aos 88 anos. Ela era viúva de um dos principais personagens da indústria da cana-de-açúcar no Brasil, o empresário Paulo Cavalcanti de Petribú, nome marcante na economia pernambucana. Filho de João Cavalcanti de Petribú, que, no início do século 19, fundou a Usina Petribu, na Mata Norte do Estado.
Dona Helena havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na semana passada. A saúde já estava comprometida há alguns anos em função do Mal de Alzheimer. A missa seguida do sepultamento está marcada para as 10h da manhã de hoje (12), na Capela de São Miguel, localizada em frente à Usina Petribu, em Lagoa de Itaenga, ao lado do túmulo do marido.
O casamento com Paulo, falecido em 2007, gerou oito filhos e 24 netos. Ela sempre foi vista por familiares, amigos e funcionários da usina como uma figura batalhadora e dedicada aos mais pobres.
Dona Helena teve papel fundamental nos projetos de responsabilidade social da Petribu. Ela ajudou a fundar um centro social que, durante mais de 30 anos, funcionou junto à escola da usina.
Até antes de ficar doente, orientava esposas e filhas de funcionários a fazer bordados finos e também ensinava culinária para que as mulheres pudessem ajudar na renda familiar. As atividades do centro acabaram quando a saúde de Dona Helena ficou comprometida.
“Ela cuidava de tudo, desde a organização das aulas até o monitoramento das cores das linhas. Todo mundo sempre se impressionou muito com o trabalho do centro”, lembra a funcionária e amiga próxima da família, Evanice Rodrigues, na usina há 37 anos.
Evanice lembra, ainda, da fama dos bordados ensinados por Dona Helena, que ganharam as vitrines de todo o Brasil, principalmente no Sudeste, e também foram expostos no exterior, com destaque para Paris. A casa da família no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife, era outro palco constante de exposição dos trabalhos.
Além disso, Dona Helena ajudou a fundar o centro social de Lagoa de Itaenga e sempre levava mantimentos para os que precisavam. Na escola da usina, visitava sempre os alunos, filhos dos funcionários.

“Vovó sempre foi considerada a matriarca da família, daquelas matriarcas antigas. Sempre serviu de espelho para todos nós, que a respeitamos muito. Além disso, sempre foi muito companheira de vovô”, disse o neto Gustavo Petribú Fraga Rocha.

Fonte: Ne 10

Comentários

Postagens mais visitadas