Quase meio milhão de famílias sem água!



Dados do governo federal estimam em 429.630 famílias sem cisternas no semiárido brasileiro. Em meio à pior seca dos últimos 50 anos, o número representa a dificuldade de acesso à água por milhões de pessoas no país. Os dados são do cadastro único do Brasil Sem Miséria, utilizado pelo governo para garantir que as famílias extremamente pobres da região tenham água disponível.
O governo federal publicou no Diário Oficial da União no último dia 05 de Julho, dois decretos que tratam de programas de abastecimento de água no Nordeste e zonas rurais do país. Um deles, o decreto 8.038 regulamenta o Programa Cisternas, que propõe fornecimento de água para consumo e produção de alimentos.
Em 2003, o Programa Um Milhão de Cisternas previa, como o próprio nome diz, levar cisternas a todas as famílias do semiárido até 2008. Porém, até agora foram 584.282 cisternas de placa na região Nordeste, número pouco maior que a metade.
Sem meta cumprida, há dois anos foi criado o Água Para Todos, para entregar 750 mil cisternas até o fim de 2014. Até o momento, 320.370 equipamentos foram entregues (42% da meta), de acordo com o Ministério da Integração.

Mesmo com o investimento, a seca persistente ainda dificulta o acesso à agua para as famílias com cisternas. Um dos motivos é que o governo não tem informações se todas elas estão sendo abastecidas.

Fonte: O Tempo Brasil, acesso em 14 de Julho de 2013, às 11h34.

Comentários

Postagens mais visitadas