Professores do Recife decretam greve



Os professores da rede municipal de ensino do Recife decretaram greve em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (15), no Teatro da Boa Vista, região central da capital pernambucana. O Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) já havia aprovado o indicativo de greve na última quarta (9). Segundo a diretora Simone Fontana, cerca de 2 mil pessoas participaram da assembleia.
Simone Fontana explicou que a categoria pede a implementação da revisão feita pelo sindicato no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), além de implementação imediata da aula-atividade, que destina uma parte da carga horária mensal dos professores para planejamento de aulas.
A diretora explica ainda que, entre as reivindicações, estão ainda o cumprimento da lei do piso, o aumento na titulação dos professores, o descongelamento das gratificações e a aposentadoria especial para professores que não estão em regência.
Em nota, a Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife informou que “não entende a deflagração da greve dos professores, já que todos os acordos firmados foram cumpridos” e, além disso, “sempre esteve aberta ao diálogo com o Simpere e continua à disposição”.
A nota informa ainda que a aula-atividade pedida pelos professores já foi "100% implementada em junho de 2014, quando todos os docentes da Rede Pública de Ensino do Recife tiveram 1/3 da carga horária mensal reservada a atividades fora de sala de aula, como planejamento e formação continuada, conforme determina a Lei 11.738 (Lei do Piso). Em agosto de 2013, o direito já havia sido garantido aos docentes do 6º a 9º ano (professores II). Já os professores de educação infantil e do 1º ao 5º ano (professores I) receberam o abono provisório de janeiro a maio deste ano, enquanto a aula-atividade ainda não tinha sido completamente implementada."
Após a assembleia, professores saíram em passeata pelas ruas do centro da capital pernambucana. De acordo com o monitoramento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o grupo de cerca de 150 pessoas seguiu pela Avenida Conde da Boa Vista, sentido Bairro do Recife. O tráfego ficou congestionado e a CTTU orientou motoristas a procurar rotas que evitem a Conde da Boa Vista. A Polícia Militar também acompanhou a manifestação.

Fonte: G1.

Comentários

Postagens mais visitadas