A opinião de Denilson Douglas - O tratamento dispensado por alguns médicos aos pacientes




Está no código de ética médica:

"É vedado ao médico:

Art. 23. Tratar o ser humano sem civilidade ou consideração, desrespeitar sua dignidade ou discriminá-lo de qualquer forma ou sob qualquer pretexto.
Art. 32. Deixar de usar todos os meios disponíveis de diagnóstico e tratamento, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente".
Fonte: Site do CFM

Agora, pergunto eu: - Será que esses artigos vêm sendo praticados Brasil afora? - A resposta você já sabe. Nem precisa relembrar. Há em nossa região um profissional que ficou conhecido por passar quase meia hora com o paciente, examinado-o minunciosamente... seria ele a exceção?
Na verdade, tornam-se até folclóricas as histórias de profissionais de saúde que mau olham os pacientes e prescrevem medicamentos de forma dissimulada, sem sequer considerar requisição de exames e uma análise mais aprofundada do caso. Que perdoem os defensores ferrenhos da classe mas é o povo quem diz. Não importa se pelo SUS ou particular: o seu atendimento corre o risco de cair nas estatísticas de estelionatos da saúde - quando você paga (com os impostos, inclusive) e não recebe o serviço que contratou. Hoje em dia, em plena era digital e de redes sociais, é comum entrar nos consultórios e disputar a atenção dos médicos  com o What'sApp, Facebook e Instagram. Um verdadeiro absurdo e falta de respeito aos pacientes. Por que mau olhar o paciente e atendê-lo de forma superficial já é ruim... e disputar espaço com os gigantes do entretenimento é impossível! Mais fiscalização dos conselhos regionais e federais, por favor! Estatutos internos rígidos nos consultórios já!

Falei!!!

Comentários

Postagens mais visitadas