Ditadura da beleza e os aproveitadores mercenários


O que quase todo gordinho quer?  - Perder uns quilinhos e entrar para o clube dos belos e talvez saudáveis, alguém diria...
E o que quase toda magrinha quer? - Ganhar uns quilinhos e entrar para o hall das supermodelos por cujos corpos os garotos  e garotas suspiram!!! Ou mesmo emagrecer ainda mais, a fim de sentirem-se realmente bem (não sei se estariam tão bem assim). Há gosto para tudo: - Mais busto, menos peito, bumbuns arrebitados, lábios mais carnudos, destituição dos traços faciais étnicos, por julgarem-se desproporcionais, etc. 
Não ousaria criticar intervenções estéticas, pois tais atos mechem com o imaginário de homens e mulheres que vislumbram o ponto máximo daquilo que julgam belo, revelado em seu próprio corpo. Seria pretensioso eu julgar esse ou aquele retoque, sob o risco de ouvir  e ler comentários do tipo: "O dinheiro é meu, o corpo é meu, a vontade é minha!"! - Claro que eu entendo que a beleza é algo muito, mas muito relativo. Mas o que não pode extravasar a prudência e critérios mínimos de admissibilidade são as exigências de ambiente, profissionais e procedimentos cirúrgicos dignos de respaldo legal. Refiro-me ao recente caso de um médico impedido da prática cirúrgica, uma médica com registro cassado e uma ex-pretensa técnica em enfermagem, envolvidos na morte da bancária no Rio de Janeiro. 
Procedimentos estéticos invasivos sempre oferecem risco, os quais devem ser compensados pela experiência profissional, ambiente com estrutura adequada e principalmente embasamento técnico dos órgãos  de controle e fiscalização da prática médica e cirúrgica. Rompido quaisquer desses elos, vale a pena procurar uma situação  e circunstâncias mais adequadas, ou até mesmo buscar métodos alternativos para alcançar os objetivos almejados. Um monte de aproveitador, está á solta, ludibriando e "fazendo a cabeça" de homens e mulheres incautos e decididos a qualquer custo, "modificar, implantar ou retirar, secar ou insuflar", indiferentes às possíveis consequências que, cedo ou tarde virão. É necessário ter muito cuidado com aqueles que prometem o céu e a terra, expondo exemplos mas contrariando a decência, ética, e honestidade. 

Falei!!

Comentários

Postagens mais visitadas