Dia dos defuntos
No Brasil e no mundo, o dia 02 de Novembro é tido por católicos, espíritas e simpatizantes como o dia de "homenagear" quem já se foi. Mas será que todos sabemos o real significado desta tradição? Eu, particularmente tenho um imenso respeito pelas famílias dos que se foram. Tive, como todos, entes queridos e amigos que já se foram e pessoas famosas que eu admirei, em todas as esferas da cultura, política e assistência social, pessoas essas que, com certeza TIVERAM sua importância e hoje não estam mais entre os vivos. Só que, acho em vão homenagear quem já se foi, no intuito de "iluminar" sua "pseudo-existência" pós morte. Até por quê, creio que, após a morte, não há mais memória, por parte do morto. Ainda que, na qualidade de ainda vivos, nos lembremos de tudo o quanto VIVEMOS ao lado dos falecidos, estando eles ainda vivos, para quem morre, honrarias e "oferendas" são em vão. É o MEU ponto de vista.
Falei!!!!
Vamos ao Link direto com a Wikipedia:
O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados, (conhecido ainda como Dia dos Mortos no México), é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.
O Dia de Finados para a Fé Protestante
Os Protestantes em geral, afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes não reconhecem a canonicidade deste livro, por tanto não cultuam esse dia.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Fi%C3%A9is_Defuntos, acesso em 01 de Novembro às 23h10.
Comentários
Postar um comentário