Morre o cantor Al Jarreau aos 76 anos



Filho de um vigário,Al Jarreau começou a cantar no coro de sua igreja aos quatro anos de idade, ao mesmo tempo em que se apresentava em uma variedade de eventos em Milwaukee, sua cidade natal, ao lado dos irmãos ou sozinho. Mas a música não foi a única atividade a qual se dedicou nessa época: sobressaiu, também, nos esportes e nos estudos, onde, por suas notas, foi considerado um aluno acima da média. Na juventude, já estudando no respeitado Ripon College, em Wisconsin, Jarreau continuou a cantar nos finais de semana e feriados para se divertir, associando-se nessa época a um grupo local chamado The Indigos
Em 1975, após uma pequena temporada estendida no Bla Bla Cafe, ainda em Los Angeles, ele foi descoberto por olheiros da Warner Bros Records e assinou um contrato de gravação. Seu primeiro álbum lançado para o selo, We Got By, foi aclamado, por unanimidade, pelos críticos e alavancou sua fama internacional, chegando a receber um Grammy na Alemanha, fato que se repetiu com o lançamento de seu segundo álbum, Glow. Jarreau,Al e Withers,Bill - Al Jarreau - Editora Dt. Schallpl., 1980 Seu quarto álbum, All Fly Home, foi lançado em 1978 com muitos elogios na mídia, o que lhe rendeu um segundo Grammy nos EUA como melhor vocalista de Jazz. Nos anos 80, seu álbum Breakin 'Away (1981), que inclui seu hit We're in This Love Together, foi campeão de vendas e lhe rendeu mais dois Grammy como o de Melhor Vocalista Pop Masculino e Melhor Vocalista Masculino de Jazz.
Em 1985 , esteve no Rock in Rio e cantou na mesma noite que James Taylor e George Benson, para um público recorde naquela edição do Show.
Em 1992 , com o album Heaven and Earth, ele recebeu seu quinto Grammy como Melhor Vocal de R&B.
O ano de 1996 trouxe um novo desafio para sua carreira: Jarreau aceitou permanecer três meses na Broadway protagonizando o musical Grease com muito sucesso.
Pela sua carreira, Al foi distinguido com uma estrela no Hollywood Walk of Fame, eternizando-o como um dos melhores cantores da sua geração
Al Jarreau esteve no Brasil em 1997 e cantou com Djavan no Heineken Concerts(Palace/São Paulo). Também se apresentou no Brasil em 2013 no festival Sesc Amplifica - Bossa e Jazz .
Em agosto de 2014 esteve no Rio das Ostras Jazz and Blues Festival (estado do Rio de Janeiro).
Sua mais recente visita ao país foi em 2015 onde se apresentou no Festival de Jazz Rio das Ostras no Rio de Janeiro, outro show no HSBC Music Hall em São Paulo e no Rock'n Rio.
Jarreau faleceu hoje, em 12 de fevereiro de 2017, de causa não divulgada. O músico havia sido internado dias antes, com sintomas de exaustão.


Comentários

Postagens mais visitadas