Sem modos para pedir...

 " - Professor, estamos nos formando e convidamos a todos os seus colegas para comparecer à nossa formatura, a contribuição é de, no mínimo, R$ 50,00!"

Foi essa uma frase que o professor supracitado (não é o da foto!) julgou ser uma piada...aconteceu essa semana lá na ETE de Limoeiro, quando uma aluna formanda da primeira turma do Curso Técnico em Enfermagem abordou o mestre. Meu Deus! O professor, gente finíssma, de quem gozo de uma certa amizade, comentou o caso comigo, ao fim da aula...rapaz! Né brinquedo não!  "A aluna pensa que eu ganho quanto?"  - Brincou o mesmo. Querem saber minha opinião? Querem mesmo? Têm certeza?

Vamos lá:

Em primeiro lugar, formaturas são bem caras! Só tive algo parecido ao fim do Ensino Médio, e o que eu tive em nada se aproxima das formaturas que tenho notícia por aí. Mas custam caro. Muito caro (perdoem a redundância). Desesperados para custear a tal formatura, os alunos já fizeram um bocado de esforço (venderam camisas de micareta, certamente devem ter procurado algum político ricaço da região...). Agora, apunhalar os professores, façam-me um favor! Que idéia maluca é essa? Me perdoem quem já teve uma atitude dessas em algum momento de sua vida mas, eu não faria isso. Até por quê, segundo o professor, não teve tom de pedido e sim de cobrança! Como se para participar o mestre fosse obrigado a contribuir. Não estamos falando de uma festa particular e e independente do curso. Tipo Halloween de Cinco reais (Um professor que se preze talvez nem participaria). Estamos falando da formatura, evento solene que representa o culme do aprendizado, o qual só foi possível graças a ajuda do professor. O professor é para tanto o "ministro do conhecimento". Condicionar a participação do protagonista de tal festa a uma contribuição, é uma atitude mesquinha e sem noção. 
Não se tem condições de bancar a formatura? Faz-se então algo mais simples.  Cobrar o valor do ingresso aos professores...Tsc tsc tsc. Os nomes dos professores devem ser laureados, gravados em placas, exaltados e enaltecidos sempre, pois eles já pagaram pelo "serviço". Noites e fins de semana preparando aulas, corrigindo trabalhos e provas, dispostos a ajudar os alunos dentro e fora de aula e recebendo salários que, a exemplo do fato exposto, são uma verdadeira piada!


Falei!!!

Comentários

Postagens mais visitadas