As vantagens de ser "o cara" - Fatos reais.


O tráfico de influencia e favorecimentos ilícitos estão de tal forma arraigados em nosso país, que já virou cultura (ou descultura). Imaginem que uma colega minha estava em um determinado órgão público estadual, tentando obter o despacho de uma autorização ambiental, relacionada a águas subterrâneas, quando chega um figurão. A conversa do mesmo com a atendente pública, uma senhora muito séria a qual tive  o prazer de conhecer, vou transcrever logo abaixo, para que vocês fiquem sabendo com mais fidelidade o teor da soilicitação pleiteada pelo nobre "contribuinte".

Figurão:

Boa tarde!

Atendente:

Boa tarde, senhor.

Figurão:

Eu queria obter a autorização para explorar um poço de uma propriedade minha. Trouxe até a amostra da água... e...

Atendente:

Senhor, não é bem assim que funciona. Primeiro o senhor cadastra o seu empreendimento em nosso sistema, depois paga a taxa que lhe é devida, e por fim nós lhe damos o recipiente ou vamos nós mesmos coletar a amostra de sua água. lembro-lhe que esse é apenas um passo do processo de Licenciamento de poço.

Figurão:

Mas não haveria um jeitinho aí de agilizarmos as coisas, não?
Tenho alguns veículos locados à essa instituição e...

Atendente:

Mas isso não tem nada a ver com os procedimentos daqui, senhor.
Diga-me uma coisa:
Qual a profundidade de seu poço?

Figurão:

Ainda não existe poço.

Atendente:

E essa água que o senhor traz aí? De onde é?

Figurão:

É de um pessoal lá das redondezas. Não serve?

Atendente:

Creio que não, senhor.

O figurão queria licenciar com mais celeridade o poço que ainda nem existia! Acho que foi embora triste e envergonhado, não sei ao certo, pois minha colega foi atendida e  deixou o rolo para trás. afinal, não lhe interessava...

Moral da história:

Ás vezes, o que você tem ou quem você é não influenciam...são as raras as vezes.
E:
Se quiser uma análise de água, apresente a sua própria água, nunca a do vizinho. Fatalmeente a água do vizinho servirá apenas para o vizinho. Nunca para você.


Falei!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas