Mais chuva para o Recife e Região Metropolitana



A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta no início da noite de ontem, (08 de Junho) no qual prevê chuvas superiores a 30 milímetros da madrugada de hoje até o final do dia no Grande Recife. O temporal, de acordo com o órgão, pode causar transtornos à população.
Diante do aviso, a Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife informou, em nota, que articulou a mobilização de equipes para ficarem de prontidão com o objetivo de atender a eventuais chamados.
O gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Apac, Patrice Oliveira, afirmou que a preocupação maior é com as famílias que vivem em áreas de risco. “Geralmente, quando registramos 30 mm de chuvas em um período mais curto de tempo, a água traz aborrecimentos. Cumprimos o protocolo de enviar o aviso e pedimos cuidado, sobretudo quanto ao risco de desabamentos em áreas de morro”, explicou.
A média histórica é de 380 milímetros de chuvas para junho inteiro. Já choveu mais de 25% do esperado para o mês. Ainda conforme a Apac, mais de 65% das chuvas registradas na Região Metropolitana do Recife se concentram na faixa de horário entre 21h e 9h.
Os últimos transtornos mais consideráveis aconteceram entre as 16h do dia 3 e as 9h do dia seguinte, quando a agência documentou 48 milímetros de chuvas. A cifra, no entanto, não se compara à registrada em 17 de maio, quando choveu mais de 100 milímetros.

A Secretaria-Executiva de Defesa Civil informou que moradores de áreas de risco podem entrar em contato com o órgão por meio da central de atendimento: 0800-0813400. O serviço funciona 24 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas