Estudo associa aplicativos de paquera a aumento de casos de HIV


 

'A explosão de aplicativos de paquera gay para smartphones expandiu como nunca as opções para sexo espontâneo casual', diz o estudo.
Um estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância e Juventude (Unicef) aponta que o aumento no uso de aplicativos de paquera entre jovens homens gays vem provocando uma nova epidemia de HIV. Segundo o estudo, houve um acréscimo de casos da doença entre jovens gays na região da Ásia-Pacífico onde foi realizada a pesquisa – que inclui países como China, Japão, Indonésia e Tailândia, além de nações da Oceania.
A região estudada concentra cerca de 600 milhões de adolescentes, metade dessa população. De acordo com a pesquisa da Unicef, em 2014, foram registrados 50 mil novos casos de HIV entre jovens homens gays de 15 a 19 anos, representando 15% das infecções registradas na região no período. Somente nas Filipinas, o número de casos teve um salto de 50% em quatro anos, passando de 800, em 2010, para 1.210, em 2014.
Após dois anos de pesquisa, o estudo concluiu que os aplicativos de paquera para celular fizeram com que as opções de sexo casual para estes jovens se tornassem maiores. “A explosão de aplicativos de paquera gay para smartphones expandiu como nunca as opções para sexo espontâneo casual – usuários dos aplicativos móveis na mesma vizinhança (quando não na mesma rua) podem se localizar e marcar um encontro sexual imediato com apenas alguns toques na tela”, diz o texto do relatório.
O relatório da Unicef aponta para o avanço dos índices de HIV entre segmentos específicos, como jovens homens gays, jovens que fazem sexo por dinheiro, jovens usuários de drogas injetáveis e jovens transgêneros, apesar dos índices gerais da doença estarem caindo. De acordo com a Unicef, isso coincide com o aumento do comportamento de risco entre essas camadas, como relações com múltiplos parceiros e sem a frequência no uso de preservativos.

Educação sexual

Dentro do estudo, o Unicef sugere que os aplicativos de paquera da região, como Jack’d, Blued e Grindr, promovam e estimulem a educação sexual entre os jovens. “Estamos convencidos de que existe uma relação (entre uso de aplicativos e aumento nos casos de HIV), e que precisamos trabalhar melhor com os provedores de aplicativos para compartilhar informação sobre HIV e proteger a saúde dos adolescentes”, afirmou Wing-Sie Cheng, consultor do Unicef para HIV/Aids no leste da Ásia e Pacífico.
No entanto, para o especialista em projetos de incentivo ao teste de HIV em jovens, Jesse Krisintu, a iniciativa pode não trazer resultados expressivos. “É o negócio deles (dos sites de paquera). Se anunciarem muito sobre HIV e Aids você acha que as pessoas irão usá-los?”, questiona Krisintu.

Fonte: Site Opinião e notícia

Comentários

Postagens mais visitadas