Risco do golpe do aluguel por temporada cresce no Carnaval





A poucos dias do carnaval, a procura por aluguéis de temporada em Pernambuco principalmente em cidades litorâneas só aumenta. Mas é preciso cuidado na hora de alugar um imóvel para não cair num golpe, principalmente quando são oferecidos a preços muito baixos, com vários benefícios, e se a reserva for feita pela internet. 
Para evitar esse tipo de problema, a advogada e coordenadora do site viajandodireido.com.br, Luciana Atheniense, afirma ser importante buscar referências do anunciante, assim como assinar o contrato antes mesmo de depositar o dinheiro. Para ter ainda mais segurança, Luciana afirma que o locatário pode conferir no cartório de imóveis se a casa existe. “Se a locação for feita direto com o proprietário, a pessoa pode pedir para ele enviar o registro do imóvel, além de fotos. Se for com imobiliária, é importante verificar se ela está registrada no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci)”, explica.
 Ao perceber que caiu em um golpe, o consumidor deve registrar  boletim de ocorrência e pode acionar os órgãos de defesa do consumidor ou a Justiça para ser ressarcido. É indispensável ter o contrato em papel, assinado pelo anunciante e pelo locatário, independentemente se a negociação for feita pela internet ou por telefone. Antes disso não deve ser feito nenhum depósito, mesmo se for exigido pelo locador. “O contrato é a maior prova e segurança que o consumidor pode ter a seu favor”, afirmam especialistas do Procon.

INFORMAÇÕES CLARAS

É importante que no contrato conste informações claras sobre valores, data de entrada e saída do inquilino, além da condição do imóvel e dos equipamentos, se o mesmo for mobiliado. Ao dar entrada no imóvel, o consumidor deve fazer uma vistoria e ver se todas as informações estão de acordo com o que foi estabelecido no contrato. Se não tiver, ele pode pedir o dinheiro de volta ou abatimento proporcional do valor. Se o inquilino não concordar com o serviço, ele tem até 30 dias para registrar a queixa e entrar com ação no Procon.

 Para não ter problemas com a locação da casa, é importate sempre  procurar sites confiáveis, credenciados  e assinar contrato em que constam todas as informações. É importante saber data de entrada e saída, valores e forma de pagamento, assim como a condição da casa e espaço.  Antes de alugar o imóvel deve-se procurar reclamações ou recomendações sobre o locador na internet ou com pessoas que já tenham sido atendidas por ele.

Fonte: Site Cartório 2º Ofício

Comentários

Postagens mais visitadas