Produtores anunciam o cancelamento da Fliporto - 2016 por falta de verba




A Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) de 2016 não vai mais ser realizada. O evento aconteceria entre os dias 2 e 4 de dezembro, em  Olinda, no Grande Recife. O comunicado oficial sobre o cancelamento da 12ª edição foi feito, na manhã desta quarta-feira (16), por meio de uma nota.
O texto foi assinado pelo produtor-executivo do evento, Mário Santos, e pelo responsável pelo Conselho Cultural, Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos e candidato derrotado nas últimas eleições para prefeito de Olinda.  No texto, os responsáveis pela Fliporto alegam que o cancelamento foi motivado pela falta de recursos do governo estadual.
“Em um ano de muitas adversidades econômicas, tornou-se imprescindível o apoio do Governo do Estado para a execução do projeto. Porém, não foi possível obter tais recursos, por não termos conseguido sequer protocolar o projeto, ante negativa de recebimento, o que inviabiliza, de forma decisiva, a realização do evento", afirma a nota.
Este ano, a Fliporto teria como tema 'Literatura e Realidade'. Homenagearia os 150 anos de nascimento do escritor Euclides da Cunha, autor do clássico 'Os Sertões'. Na nota, os produtores afirmam que o evento voltará a ser realizado em 2017. A festa chegou a reunir 120 mil visitantes e fazia parte do calendário cultural de Pernambuco.
A última edição da Fliporto foi realizada, em 2015, no Colégio São Bento. A ideia de fazer a feira em local privado surgiu, segundo a organização, por causa de dificuldades na obtenção das licenças necessárias para a realização do evento na Praça do Carmo.
A Empetur, órgão estadual que sempre foi patrocinador do evento, informou por meio de nota que "não recebeu qualquer solicitação de apoio para a edição deste ano" da Fliporto. A secretaria apontou também que  foi protocolado um ofício da organização da festa nesta quarta informando que não irá promover a edição deste ano.
Fonte: G1.com

Comentários

Postagens mais visitadas