Segunda-feira: Dia Universal da preguiça (e da ressaca!)

 Hoje, segunda feira, 10 de Outubro de 2011...ótimo dia para abordarmos um fenômeno que é líder em incidência no primeiro dia útil da semana: a ressaca! Mas, como falar de ressaca sem falar da causadora deste fenômeno, a saber, a embriaguez? Decidi então, fazer uma abordagem básica sobre a embriguez, depois sobre a ressaca, baseado em meu vasto conhecimento  sobre o assunto, adquirido na Universidade de Massachussets, Ohio. Deleitem-se, amigos de copo!


Embriaguez:

Embriaguez - Definição:

Embriaguez é o nome dado ao torpor e intoxicação causados pelo consumo excessivo de algumas drogas, sobretudo o álcool.
Estágios, segundo a lenda e medicina árabe:


  1. Fase de excitação (macaco) - o indivíduo apresenta um comportamento inquieto, falante, mas ainda consciente de seus atos e palavras e além disso as vezes consegue atingir níveis de persuasão - por estar mais eloquente - que talvez não fosse capaz antes.
  2. Fase de confusão (leão) - quando o embriagado torna-se eventualmente (dependendo do temperamento da pessoa) nocivo: fica voluntarioso, age irrefletida e violentamente.
  3. Fase superaguda (porco) - dá-se a embriaguez completa, provocando o coma ou sono, onde o perigo representado dá-se apenas quanto ao próprio indivíduo que, sem mais freios, cai em toda parte, descuida completamente de sua higiene, como o bêbado contumaz.
______________________________________________________

Ressaca:

Definição clássica:

É um tipo de crise de abstinência. Como qualquer outra bebida ou alimento, o álcool é metabolizado e distribuído pela corrente sangüínea para todas as células do corpo. A sensação de embriaguez e relaxamento ocorre quando ele chega ao cérebro. É o momento da intoxicação. O corpo faz um grande esforço para dar conta das doses excessivas. Quem mais trabalha é o fígado, que precisa produzir enzimas para absorvê-lo, transformá-lo em gordura e secretá-lo pela bile. Quando o trabalho acaba, o fígado quer mais e entra numa espécie de depressão, desorganizando todo o metabolismo. O sistema nervoso, que também foi acelerado, tem uma reação parecida. O resultado é uma queda da força muscular, dor de cabeça, enjôo, diarréia, sensibilidade à luz e um cansaço enorme.

É possível evitar a ressaca?



Sim. Respeite seus limites. Aumente a tolerância fazendo o álcool entrar mais lentamente na corrente sangüínea. A melhor forma de fazer isso é comer bem, antes e enquanto estiver bebendo.


Fonte: wikipedia, acesso a 10 de Outubro de 2011, às 10h29.


Falei!!!








Comentários

Postagens mais visitadas