O comércio varejista registrou o pior desempenho dos últimos seis
anos na semana do Dia
das Crianças,
apontam dados divulgados nesta terça-feira, 13, pelo Serviço de Proteção ao
Crédito (SPC Brasil) e a
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Entre os dias 5 e 11 de outubro, as consultas para vendas a prazo caíram 8,95%
em relação ao mesmo período de 2014.
No ano passado, o volume de vendas já havia registrado queda (de 1,50%), mas os
resultados anteriores mostraram crescimento de 3,15% (2013), 4,83% (2012),
5,91% (2011) e 8,5% (2010).
Com o recuo acumulado dos dois últimos anos, a queda de vendas compreende
10,32% no total.
As vendas a prazo do Dia das Crianças repetiram baixa registrada em outras
datas comemorativas deste ano: 7,82% no Dia dos Namorados, 4,93% na Páscoa,
0,59% no Dia das Mães e 11,21% no Dia dos Pais.
"Com o acesso ao crédito mais difícil, os juros elevados e a inflação mais
alta, o poder de compra do brasileiro ficou mais limitado", explica o
presidente da CNDL, Honório Pinheiro, em nota distribuída à
imprensa.
"Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o orçamento com
compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e geralmente
pagos à vista."
Segundo levantamento do SPC Brasil, neste ano os presentes mais vendidos foram
bonecos, roupas, aviões, carrinhos e jogos educativos. Os shopping centers foram citados por
48,9% dos consumidores como principal local de compra.
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