6 ANTIRRECOMENDAÇÕES PARA LEMBRAR QUANDO O ASSUNTO FOR CRISE
Em
momentos de incertezas econômicas, todo cuidado é pouco. Veja como proteger o
futuro de sua companhia
Não precisa procurar muito nos jornais, revistas ou sites de notícias para
encontrar a informação de que as perspectivas econômicas não são nada
animadoras. O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de toda a riqueza
produzida no País, mostra desaceleração e há, até, quem fale em encolhimento da
economia ainda neste ano. Isso dá um medo danado para nós, pequenos
empreendedores, com fôlego financeiro reduzido.
Há muitas dicas importantes para ajudar o empresário a passar por isso com
menor dificuldade: não fazer empréstimos, cortar gastos e reavaliar
posicionamento no mercado. Contudo, existe o outro lado da moeda: aqueles erros
que, se cometidos, trarão um problema danado para a longevidade de sua
companhia.
Selecionamos, então, seis antirrecomendações. Se você estiver realmente empenhado em ter problemas,
leia somente o título delas. Se quiser evitar enrascadas, acompanhe a
explicação que vem na sequência:
1. Ignore o momento
Não é porque a crise ainda não refletiu em seus negócios que você deve
acreditar que ela não existe. O impacto pode, realmente, nunca chegar até você,
mas é bom se preparar para o caso de isso acontecer. Fique ligado nas notícias
sobre a economia em geral e aquelas específicas do seu setor. Converse com
fornecedores e concorrentes e veja se existe alguma movimentação que dê
indícios de um desaquecimento nos negócios.
2. Invista sem pensar
Não que você deva congelar todos os seus investimentos em novas frentes de
atuação, mas não é momento de tomar decisões sem cautela. Caso esteja abrindo
um negócio ou ampliando um já existente, muna-se o máximo possível com
informações e congele aquelas iniciativas que são mais arriscadas em termos
financeiros.
3. Acredite que nada mudará
Normalmente, em turbulências econômicas, várias dinâmicas sociais mudam. Alguns
produtos e serviços ficam obsoletos, ao mesmo passo que outros surgem com força
e roubam mercado de quem não anteviu o movimento. Então, se você não quer ficar
ultrapassado, seja flexível a mudanças. Sim, sua empresa que tem sucesso há
mais de 20 anos pode ficar obsoleta da noite para o dia. Nada garante que o que
deu certo no passado dará certo no futuro. Fique de olho.
4. Tape buracos com empréstimos
Se as vendas andam mal e o baixo faturamento já começa a refletir na receita é
necessário reavaliar sua planilha de faturamento e despesas. Não fique tapando
buraco com empréstimos, ainda mais os caros, sem entender se o que está
acontecendo é passageiro ou não. Medidas impensadas como essa podem não somente
afundar sua empresa na crise, como também impedir que ela aproveite os bons
ventos quando a turbulência passar.
5. Não planeje o futuro
Está certo que futuro já é difícil de prever, algo bem mais difícil de se fazer
em momentos de crise, mas não dá para ignorar o fato de que essa fase vai
passar e que é preciso saber como emergir quando o cenário melhorar. Veja quais
são os potenciais desfechos do momento econômico e se prepare para crescer nas
diferentes possibilidades.
6. Surte
Sei que não é nada fácil manter a calma quando os negócios minguam, mas calma,
especialmente do líder da empresa, é fator essencial para que tudo transcorra
da melhora forma possível. Por isso, relaxe, tendo a certeza de que momentos
ruins são tão comuns quanto os bons e que podem servir como aprendizado para
amadurecimento – mas, para isso, é preciso ter calma e aprender com a situação,
em vez de sofrer de forma exagerada.
Fonte: Guia empreendedor.com
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