Feche a mala e prenda o som!


228 do Código de Trânsito – Lei 9.503/97 


"Art. 228. Usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo CONTRAN: 

Infração - grave;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

Resolução 204 do CONTRAN, editada no dia 20/10/2006

Art. 1º. A utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som só será permitida, nas vias terrestres abertas à circulação, em nível de pressão sonora não superior a 80 decibéis - dB(A), medido a 7 m (sete metros) de distância do veículo."

Legal se os condutores,  proprietários de som automotivo tivessem o hábito de pesquisar leis, não é? 
 Isso por quê em todo o lugar multiplica-se o número de pessoas que investem em sons tão potentes e caros que chegam a custar mais do que o próprio veículo.Nada contra. Os tais sons, que além de potentes e caros são muitas vezes até bonitos de se ver, causam impacto não só pela sua imponência mas também pelo incômodo que podem causar. Os condutores, em sua grande maioria dotados de poder aquisitivo privilegiado, levam a vida transitando pelas ruas da cidade a fim de exibirem suas máquinas de som, que deixam para trás os carros de proganda no quesito "potência sonora. Despertam nas pessoas as sensações mais diversas. Inveja de alguns que gostariam de ter um som igual ou melhor, indignação de outros por acharem discrepante investir em algo tão "desnecessário", admiração etc. Mas quando o assunto é a paz e o sossego alheios, a Lei entra em ação. Queiramos ou não ela existe. Eficiente ou não, ela é real. Quisera eu ter mais acessos em meu blog. Quisera eu que os Playboys e os que se acham Playboys (não se ofendam com o termo. Segundo o dicionário Michaellis: n Am. playboy: homem de família rica que desfruta os prazeres da vida.) pensassem um pouco mais nas pessoas que lhes rodeiam.
Verdades práticas: 

  1. Nem todos curtem as suas músicas;
  2. Muitos se irritam e se ofendem com as letras de suas músicas;
  3. Ninguém é obrigado a ouvir som alheio;
  4. Essa de "os incomodados que se mudem" não é aplicável, pois as pessoas têm o direito de estarem em suas casas, nas ruas e trabalho sossegadas, podendo atender a um telefone, conversar, ver TV;
  5. Não quero ser repetitivo mas vale a pena lembrar: Seu carro, seu som, sua música. Itens que devem interessar tão somente a você. E não é egoísmo pensar assim;
  6.  As pessoas que lhe rodeiam  e até mesmo você pode ter danos à saúde por sua atitude irresponsável e  esta sim, egoísta.
  7. Pô cara, quer estourar seus tímpanos, pare o carro e se habitue a usar fones de ouvido em último volume(Lembre-se de que também é proibido transitar usando fones de ouvido). Você não incomoda ninguém e, cedo ou tarde pode vir a ficar surdo!            Falei!!!     

Comentários

Postagens mais visitadas