Fardamento obrigatório nas ETEs



1997. Eu cursava a sétima série do ensino fundamental. Tinha lá meus14 anos e a diretora do colégio municipal que eu estudava baixou uma norma obrigando os estudantes a usarem o fardamento que custava dez reais na época (acho que era isso mesmo!). Como não trabalhava frequentemente, pedi a minha mãe que comprasse e passei a usar diariamente. Orgulhoso todo...
2011. Estando eu cursando o Técnico em Enfermagem, a diretora da Escola Técnica de Limoeiro baixou uma norma obrigando os alunos a virem para as aulas usando o fardamento, distribuído gratuitamente pelo Governo do Estado. Os alunos nem sempre cumprem a norma e os professores são chamados a atenção para o fato. Adquirem a autorização para por para fora da sala quem discumprir a referida norma. Como no Brasil normas são para não serem seguidas normas são para serem seguidas, os professores são novamente chamados a  atenção e é ratificada a autorização para por para fora os alunos desobedientes. Ontem,  02 de Dezembro, uma aluna entra na discussão  com o seguinte argumento:
" Professor, mas a nossa turma não tem muita gente que desobedece não! Há turmas aqui onde alunos bem mais reincidentes persistem em não cumprir a norma,  vindo até de shortinho para as aulas!"
Mas pergunto eu: O que isso tem a ver? - Foi essa a resposta do professor. Não devemos nos basear em exemplos negativos... O fardamento identifica o aluno como aluno que é e deve ser utilizado. Afinal, que custa, né?


Falei!!!

Comentários

Postagens mais visitadas