Jackie Chan - Eu odeio violência!!

Passamos a semana toda envoltos por uma densa nuvem de tristeza. Mas, como a vida continua, e Assim Caminha a Humanidade...o Blog preparou uma matéria do jornal inglês  The Guardian, que entrevistou o ator Jackie Chan. Se possível, vale a pena ler  e aprender um pouco mais sobre a estrela chinesa, em tradução livre para o Português.



Quando você  pergunta se alguém conhece Jackie Chan, todo mundo sorri.  Incrível acreditar que ele ganhou fama batendo nas pessoas.  Chan, de sessenta anos é um dos homens mais famosos do planeta, e realmente ele tem  feito-nos sorrir. Ele não é assim um George Clooney  ou Tom Cruise, mas  é provavelmente mais reconhecível do que qualquer um. Depois de Obama, o Papa, e um punhado de jogadores de futebol, é difícil pensar em alguém que teria sido visto por um público maior. Durante os quase 50 anos  de carreira ele vem trabalhando, duro. Centenas de milhões - talvez bilhões  de pessoas em todo o mundo- foram encantado com um filme de Chan. Ele é o queridinho eterno, com os punhos de aço e uma face aberta que parece sempre à beira de qualquer lágrimas ou riso.

Ele confessa que há muito tempo  não é o mesmo chinês livre de antes da fama. Não adianta tentar. “Um dia eu fui a uma loja de sapatos da China e a loja foi cercado por algo como 20 mil pessoas. Eles tiveram que obter as forças especiais da polícia para criar um cordão de isolamento para eu correr para fora completamente.  – Diz Jack a um repórter londrino do jornal The Guardian"
"Às vezes eu sinto falta de estar mais privado. Eu costumava passear com os meus óculos de sol e as pessoas não sabiam quem era eu. Mas um dia eu acordei  e o mundo inteiro sabia que eu era Jackie Chan, a partir de pequenas crianças a idosos. Isso foi há aproximadamente 27 anos  atrás. Desde então, tem sido o mesmo em todos os lugares que eu vá. Então, muitas pessoas querem um pedaço de Jackie Chan. – Confessa. "

"Eu já queria me aposentar por um longo, longo tempo! Mas as pessoas continuam me oferecendo bons roteiros - embora não para filmes de romance - e eu me considero sortudo por estar trabalhando. Assim, para os próximos cinco anos, eu estou ocupado. "Assim como Dragon Blade, há um novo filme Karate Kid e SKIPTRACE, uma comédia de ação (surpresa, surpresa) com Seann William Scott, bem como uma quarta  versão da franquia A Hora do Rush. "É filme após filme após filme. Eu não sou um desses atores como Chris Tucker [sua co-estrela em A Hora do Rush] que fazem um filme e levar três anos fora. "
Chan nasceu em 1954, em Hong Kong, com o nome batizado de Chan Hong-San, que significa "nascido em Hong Kong". Seus pais trabalhavam na Embaixada de França, seu pai Charles na cozinha, sua mãe Lee-Lee como faxineira. Seu pai o ensinou kung fu, e quando Jackie tinha sete anos, foi inscrito na estrita Academia Central de Drama da China. Lá, ele iria treinar obsessivamente, socando e chutando milhares de vezes por dia. Poucos anos depois, Charles e Lee-Lee mudaram-se para a Austrália, deixando Jack Chan estudando em Hong Kong.


Mais tarde Chan iria aprender que seus pais haviam abandonado famílias anteriores, seu pai deixando dois filhos, sua mãe duas filhas, na China continental, quando mudou-se para Hong Kong em 1949, sua mãe também trabalhou como traficante de ópio e era uma jogadora lendária. Charles tinha sido um espião e uma figura do submundo do crime. "Fiquei chocado", disse Jackie. "Eu pensei que ele era apenas um cozinheiro."
Independente desde tenra idade, Chan aperfeiçoou suas habilidades em dança e canto, bem como as artes marciais, antes de começar no trabalho de dublê. "Eu estava tão, tão pobre", diz ele. "Eu estava fazendo manobras perigosas por uma ninharia por dia." Um colapso no cinema de Hong Kong levou-o a uma temporada trabalhando em construção civil na Austrália, antes de Chan forjar uma carreira provisória nos filmes. Após a súbita morte de Bruce Lee em 1973 Chan parecia o herdeiro óbvio, mas provou ser mais versátil do que a lenda. Em particular, ele teve grande timing cômico, como provou em  O Mestre Invencível (1978), o filme que fez dele uma estrela.


O sucesso americano veio na década de 90, através de Arrebentando em Nova York (1995) e, em seguida,  a série A Hora do Rush (1998), bem como Volta ao Mundo em 80 Dias (2004), com Steve Coogan. Em Hollywood ele geralmente encarna um ator coadjuvante mais tradicional, mas em seus próprios projetos muitas vezes ele tem o controle criativo quase total, produzindo, escrevendo, dirigindo e estrelando em filmes.
"Quando eu dirijo, o filme é como meu bebê", diz ele. "Eu tenho que ter certeza que há comédia, mas nenhuma comédia suja, e uma mensagem positiva. Eu gosto de pessoas que acreditam que as acrobacias são reais - não é como o Homem-Aranha ou Homem de Ferro, onde uma cena de 20 minutos pode ser puramente artificial. Eu só uso um pouco de efeitos especiais. Eu quero que seja crível, então onde eu costumava fazer um chute triplo, agora eu só faço um. Eventualmente não haverá nenhum pontapé. Tem que haver muita ação, mas não a violência.”
Para o olho destreinado, parece que há sim muita violência em seus filmes, mesmo que ele tenda ao desenho animado, em vez de computação gráfica. Mas Chan diz que a marca de ação é uma razão pela qual seus filmes tendem a fazer bem internacionalmente. Dado o tamanho do apetite para o cinema na China - Transformers, por exemplo, faturou mais lá do que nos  Estados Unidos - a percepção global de Chan está em alta demanda. Assistindo Operação Zodíaco, seu mais novo filme, é perceptível como inofensivos e bem humorados os vilões são.
"Eu tenho um dilema", diz ele. “Eu amo ação, mas odeio violência. Há tanta violência no mundo, a partir de jogos de vídeo game e de outros filmes. Eu quero que meus filmes levem uma mensagem de paz e ajuda mútua”.
Chan também é embaixador da Unicef ​​e apoia a  causa dos animais selvagens, bem como projetos de educação na China. "Temos 26 escolas e mais a ser construído. Você não tem ideia do quão pobre alguns dos lugares na China são até que você possa vê-los. Eu gostaria de ter mais aprendizado. Quando eu era criança, eu queria ser um advogado ou um engenheiro ou um médico. Você deseja para seus filhos o que você não tem mesmo, então eu pensei que isso é o que o (seu filho) Jaycee faria. Mas ele entrou em entretenimento! Ele disse à minha esposa, quando tinha 15 anos, e ela chorou. “Por que você está chorando?  Eu perguntei. "Porque eu já perdi o meu marido a esta profissão", disse ela. "
Na Ásia, Chan é uma indústria. Ele tem restaurantes, teatros, um negócio de café, uma grife de roupas, um negócio de relógios. Barcos, carros, aviões, água, vinho. Há planos para um parque temático Jackie Chan na China, onde ele vai abrigar recordações de sua carreira. "As pessoas vêm a mim com essas ideias. Eles querem entrar no mercado chinês, e perguntam se eu posso ajudar, e se eu gosto da ideia, é o que eu faço "Ele também é uma estrela pop -. Recentemente, ele fez um show para 38 mil pessoas. "Foi mais de que uma festa para mim", diz ele. Nem ele, nem seu  gerente sabem o valor total de seu patrimônio. "Ninguém tem tempo para verificar!", Diz ele, mas as estimativas colocam a fortuna em US $ 130 milhões.
O status de Chan trouxe outras pressões.  Às vezes, ele tem sido criticado por apoiar o governo chinês.

"Eu não me preocupo com dinheiro. Se eu quero um carro, um barco, um avião, eu posso comprá-lo ", diz Chan, que tinha muitas Ferraris e Porsches, quando era mais jovem. "Mas isso não é interessante mais. Agora eu uso as mesmas roupas todos os dias. Eu só quero o dinheiro para que eu possa dá-lo discretamente. A única coisa que eu gostaria de comprar é o tempo. Não é o suficiente. "

Link para matéria original:

Comentários

Postagens mais visitadas