Mulher com super olfato seria capaz de detectar até o "cheiro" do câncer



As marcas de perfumes da empresária britânica Jo Malone já são consolidadas no mercado e arrecadam milhões anualmente, mas o conhecimento da dona vai muito além de apenas criar aromas. Por causa da prática de anos, Jo Malone tem uma capacidade de identificar cheiros que pode ser comparada à de cachorros altamente qualificados e treinados. Ela é capaz, inclusive, de para identificar doenças, como câncer, pelo olfato.

Após fazer testes no centro médico de cachorros de detecção, Jo descobriu que consegue identificar doenças a partir de pequenas diferenças químicas, coisa que vai muito além da capacidade humana.
Durante o teste, a empresária recebeu cinco potes diferentes e teve que identificar qual deles continham uma dose mínima de acetato de amilo, que foi diluído em óleo mineral. Ela conseguiu identificar quando a química estava presente em uma parte de 100 mil e também em uma parte de um milhão. De acordo com o centro, a maioria dos humanos não consegue identificar nenhuma química se ela estiver presente em sequer uma parte de mil.
No entanto, cachorros treinados pela clínica conseguem identificar química em uma parte de um trilhão, o que equivale a uma colher de chá de açúcar em duas piscinas olímpicas, de acordo com o jornal britânico Daily Mail.
Jo tem uma condição neurológica chamada sinestesia, o que significa que os sentidos dela se sobrepõem e ela interpretada som e cor como cheiro. “Quando eu vejo branco e roxo, por exemplo, eu sinto cheiro de eucalipto e groselha”, ela explicou. “Eu escuto jazz e interpreto a música a partir do cheiro. Eu não sinto o cheiro fisicamente, mas sinto na minha imaginação.”
Jo Malone teve câncer de mama e, durante a quimioterapia, ela acabou perdendo o olfato. Por sorte, ela conseguiu se recuperar e hoje consegue identificar se seu marido está doente apenas pelo cheiro dele. Mesmo assim, Jo declarou que não tinha noção de quão refinadas as habilidades dela eram até ela visitar o centro médico.

Fonte: Curiosamente

Comentários

Postagens mais visitadas