Orkut sem lei!!

Orkut sem lei
Crianças e adolescentes estão na mira dos pedófilos



Boa parte dos milhões de brasileiros no Orkut é composta por crianças e adolescentes - embora o site seja proibido para menores de 18 anos. Somente em  comunidades do tipo Eu tenho 12 anos, Crianças no Orkut ou Eu nasci em 2001, contam-se milhares de pessoas. Esse número é uma amostra da presença de menores no site, pois apenas uma parte deles entra nesses fóruns. Todos esses brasileiros estão em risco. O Orkut reúne comunidades de apologia da violência, das drogas e dos rachas no trânsito, por exemplo. E também pedófilos. Prontos para agir.



As comunidades assumidamente pedófilas surgem às dezenas. Boa parte sai do ar após iniciativas dos próprios internautas. Os perfis de pedófilos, muitos deles assumidos, chegam às centenas. Em alguns casos interessados em fazer sexo com menores expõem nome, foto e profissão.



É diante dessa realidade que pais ignoram os riscos e deixam crianças e adolescentes navegar à vontade no site. Com 12 anos ou menos, meninos e meninas expõem  seus gostos e hábitos, vulneráveis a investidas de pedófilos. Alguns disponibilizam seus Messenger, o sistema de comunicação on line da Microsoft, pelo qual, recentemente, adultos foram flagrados convidando crianças a fazer sexo.



Na adolescência os números explodem, sob as barbas das autoridades e do próprio Orkut. O crescimento é muito rápido. Nas comunidades, os moderadores anunciam desde o início que mentiram para poder entrar no Orkut - é obrigatório colocar um perfil acima de 18 anos para poder fazer parte do site.


Conexão perigosa

A quantidade de crianças e adolescentes no Orkut pode ser dimensionada clicando-se em palavras-chave de busca, que localizam comunidades. Somente aquelas com as palavras "nascidos em" ou "nasci em" somam milhares de membros - número que cresce a cada dia. A partir de outras palavras-chave, como "tenho 'n' anos", "crianças", "pré-adolescentes" e "adolescentes",  chegamos a outros milhares . O mais provável é que isso signifique apenas uma menor parte dos menores filiados ao Orkut.



Pais e professores devem saber que a ligação entre os pedófilos perfilados no site e esse exército de crianças e adolescentes está longe de ser eventual. Em comunidades aparentemente inocentes, ou onde o moderador avisa desde o início (em alguns casos, apenas pró-forma) que é proibida a entrada de menores de 18 anos, chama a atenção o número de adolescentes abrindo suas experiências sexuais - ao lado de marmanjos interessados na prática ilegal.



O estilo de navegação do site leva rapidamente de comunidades "inocentes" às demais. Quem clicar nas palavras-chave "7 anos" verá talvez, na lista um fórum intitulado "Eu tenho 7 anos". Exatamente abaixo dele vem uma comunidade sobre "7 anos sem transar", com uma mulher em posição erótica, de costas e com o bumbum erguido para o possível internauta de 7 anos de idade, recém-saído da primeira infância. Mais alguns cliques no mouse e essa criança facilmente verá coisas sobre sexo bizarro ou violência contra animais.

Liberou geral

O País de milhões de "orkuteiros" potencializa esse número com perfis fictícios, como os que inundam as comunidades assumidamente pedófilas. Essas entram e saem do ar, mas os membros vão migrando para outras e outras. São senhores e senhoras que atendem por nomes que fazem apologia ao sexo ilegal e sem limites.



Cada um dos perfis de crianças e adolescentes é uma porta de entrada para a comunicação por e-mail. Além disso, há outros recursos para os pedófilos: nas comunidades sobre sexo, há articulação para troca de vídeos e fotos. Em praticamente todas as comunidades desse tipo há alguém pedindo para trocar fotos ou querendo adicionar alguém no MSN para fazer sexo virtual.

Inocência

Em contrapartida, as comunidades compostas por crianças mostram-se alheias a esse universo. Não há garantias de que não haja entre os participantes perfis falsos, de pedófilos com capacidade de se aproximar dos meninos e meninas. Mas elas seguem falando sobre temas de sua faixa etária. Uma das moderadoras de uma comunidade formada por crianças de 7 anos mostra gostar da Barbie, da Hello Kitty, da Moranguinho e do Kinder Ovo.



A exemplo de qualquer membro do Orkut, todos classificam-se como "legais", "confiáveis" ou "sexy". Em muitos tópicos, elas fazem o mais comum na idade: brincam.



Em outro tópico, T., de 7 anos, divulga seu MSN aos 8 milhões de membros do Orkut.

Baseado livremente em matéria veiculada pela revista Educação. http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=11183, acesso em17 de Abril de 2011, às 13h22m. 


Comentários

  1. Obrigado, amiga. Cê acredita que meu filho de 5 anos me pediu pra "fazer" um orkut pra ele? Eu recusei na hora, explicando que quando chegasse a hora certa(18 anos) eu faria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas