Um Deputado, 26 assessores

Foto meramente ilustrativa


No dia de hoje, 06 de Maio de 2015, foi noticiado em um veículo de comunicação regional a lista de assessores que o recém empossado Deputado Estadual Manoel Botafogo indicou para trilhar o seu mandato, "ajudando" o mesmo a legislar e defender o povo. Surgiram nas redes sociais um certo espanto, e até algumas críticas, em relação à quantidade de pessoas, entre assessores propriamente ditos, secretário parlamentar, chefe de gabinete e outros contratados pelo ex-prefeito, que, segundo a matéria em  questão somariam 26 pessoas. E não é para menos, já que as bases eleitorais de Botafogo concentraram-se, nas últimas eleições em pouco mais que cinco cidades, da Zona da Mata, aonde o então candidato obteve maior êxito nas urnas. E, partindo do princípio de que a atividade destes assessores estariam ligadas, na mente dos "leigos", ao  índice populacional que o parlamentar representaria (priorizando o seu "reduto eleitoral"), é muita gente para representar o "representante do povo". Na verdade, alguns políticos pensam na figura dos assessores, como as pessoas capacitadas, tecnicamente, para ajudarem o parlamentar a desempenhar o seu trabalho entre emendas orçamentárias, projetos de lei, requerimentos e outras atribuições que são próprias ao parlamentar, além de serem uma ponte, entre a população e o político. 
E se formos conceber todo o trabalho do Deputado Estadual e sua equipe, alocados na Assembléia Legislativa, entre gabinete e parlamento, imaginem só o burburinho nos corredores da ALEPE, causado pelo pra lá e pra cá dos assessores de Botafogo...parece uma forma simplória de entender o funcionamento das coisas mas lembremos que são 49 deputados...e se cada um decidir contratar 26 assessores?
   
49X26=1274!!!

Que números, caros amigos!
Agora, falando sério:

É lamentável que uma Casa Legislativa permita gastos tão dispendiosos, com pessoal de utilidade duvidosa, financiados com o dinheiro de nossos impostos. É realmente lamentável, que os tais assessores, na prática e na maioria das vezes, acabam sendo os responsáveis por fomentar o distanciamento do parlamentar com a população, obstruindo o acesso, negando audiências, burocratizando processos já tão famigerados. Façamos um apelo aos deputados, um singelo apelo aos representantes do povo: Coloquem ao menos alguns de  seus assessores para ouvir o clamor  do povo, das comunidades, das mais longínquas cidades, e que os mesmos possam sintetizar tais necessidades em projetos, requerimentos e emendas, apresentados por todas as Vossas Excelências. Afinal, a ideia que tem se pregado já há um bom tempo por alguns é a de um parlamento isento de regionalismos, favorecimentos eleitoreiros e omissão de responsabilidade. Lembremo-nos do significado da palavra Deputado:

"Um Deputado é alguém eleito para representar o povo no parlamento, e a quem o povo que o elegeu confia as decisões sobre diversos assuntos".

Falei!!!
Denilson Douglas

Comentários

Postagens mais visitadas