A dança do Kong - Racismo de negro para negros

A justiça está tentando enquadrar Alexandre Pires e companhia pelo novo Clipe, Dança do Kong. Não gosto do estilo musical daqueles que querem tão somente lançar novas tendências e dancinhas, a exemplo das muitas que se tornam temas de comemorações de gols em estádios superlotados e que são notícias no fantástico da Globo e em outros telejornais, semana adentro. Mas eu acho que os defensores dos  direitos dos afrodescendentes brasileiros devem usar de bom senso, pois nem tudo que eles acham racismo tem intenção de denegrir a imagem deste ou daquele grupo racial ou  social. E por falar em grupo social, quero dizer que não só a questão racial é pungente no contexto da ofensa ou descriminação: Alguém já disse, em certo momento que o maior de todos  os  preconceitos é aquele que se apresenta no contexto social, econômico. Agora por que não processar os cantores e cantoras, bandas e grupos  musicais do Brasil que esbanjam  riqueza  em seus clipes, a despeito de tantos outros flagelados  que mal tem o que comer? Parece meio sem sentido esse comentário que teço mas analisem comigo:
A música satiriza uma situação em que mulheres no mínimo atraentes, veem-se rodeadas por gorilas e se rendem a dança do KONG. O que nos remete a King Kong, o eterno Gorila gigante e NEGRO que aterroriza as pessoas em Nova York. O que demais tem nisso? Ou naquilo? Parafraseando a Bíblia sagrada,  acho que um pouco de fermento faz crescer toda a massa. Ativistas, por favor, deem um tempo!
Falei!!!

Comentários

  1. Vc é muito fraco sabia? O verbo denegrir, que vc usou, é racista, todo mundo sabe disso! menos vc!

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo. Como disse, nem tudo que se faz alusão aos negros, de forma divertida é racismo. OK? Seja mais claro em suas intenções. Eu conheço o verbo "denegrir". Mas fazer alusão, nem sempre é denegrir. Segundo o Dicionário Michaelis, lê-se por denegrir:
    "Macular, manchar, difamar. Conjuga-se por AGREDIR."
    A propósito, AGRESSÃO também se expressa em sua maneira de lidar com as opiniões alheias, chamando de fraco quem você não conhece. Um forte abraço desse seu "fraco" amigo...
    De Jesus, é?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas