Você sabe o que é austeridade?


Temos visto e ouvido falar dia após dia da situação dos países ricos em meio a crise européia. Uma palavrinha que me chama muito a atenção é a tal da "austeridade". Mas o que seria austeridade? Eu senti a necessidade de pesquisar...parece banal mas é bom de vez em quando a gente consultar o pai dos burros que esquecem de lembrar (entendeu?). Vamos lá:
Segundo o Dicionário Michaelis:
aus.te.ri.da.de
s. f. 1. Qualidade do que é austero. 2. Inteireza de caráter; severidade, rigor. 3. Rigor na prática da mortificação.
Ao que me parece, e segundo pesquisa no portal Wikipedia, austeridade, na economia, quer dizer controle de gastos. Tenhamos o Brasil como exemplo...
Salários fartos aos políticos, autoridades judiciais e muitos benefícios aos que mais tem dinheiro. Enquanto salários baixos e revoluções nos rendimentos da poupança empolgam poucos. Isso é austeridade?
Aqui no Brasil, a austeridade é só para os pobres. Os preços sobem: controle rígido dos gastos.
O aluguel aumenta: procura-se um imóvel mais em conta.
É assim. É mais ou menos desse jeito.
Deveria ser assim: Austeridade...corte nas despesas e gastos. Começando de cima para baixo.
Por aqui, o que se vê é arroxo salarial no bolso de quem menos ganha, enquanto isso, os políticos e as autoridades do judiciário têm muitas, mas muitas regalias.
Fazer o quê, não é?
Uns estudaram pouco mas ganharam a simpatia do povo. Outros estudaram demais e tiveram a sorte de fazer parte do seleto grupo dos "menos austeros".
Falei!!!

Comentários

Postagens mais visitadas