Projeto quer padronizar carregadores de celular no Brasil



Novo Projeto de Lei pode padronizar os Carregadores de celular no Brasil. Proposta foi feita pelo deputado Sérgio Vidigal, do PDT do Espírito Santo.
Você já deve ter passado por uma situação em que o seu celular estava sem bateria e está com amigos por perto, mas nenhum deles tem um carregador que seja compatível com o seu modelo. Ou seja, você fica com o smartphone desligado até que volte para casa.
Acontece que o deputado Sérgio Vidigal, do PDT do Espírito Santo, apresentou um novo projeto de lei que visa à padronização dos carregadores de celular que são fabricados e também vendidos no mercado brasileiro. Tal proposta teve a sua discussão feita no dia 16 de junho, através de uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados.
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, através de seu relator, deverá dar um parecer sobre o projeto para que o mesmo prossiga para uma votação. Segundo Maria Inês Dolci, que é coordenadora institucional do Proteste, que faz a defesa ao consumidor, não somente os celulares, mas outros dispositivos também deveriam possuir um padrão por lei. Ela ainda aponta que isso seria um avanço da durabilidade dos bens de consumo e também do meio ambiente.
A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, a Abinee, apontou que são 14 as fábricas de celulares que estão no país e já contam com um nível de padronização alto e isso é feito de forma voluntária nas empresas. A associação dá conta que 85% dos carregadores hoje são intercambiáveis, ou seja, que funcionam na maioria dos dispositivos. 
Esse projeto de lei dá conta de que seria a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a responsável para definição de um padrão novo para esses carregadores de celular.

Abinee está certa:

Foi em 2012 que muitas empresas fabricantes de celulares adotaram um padrão para os seus carregadores. O formato que é utilizado em diversos aparelhos é o Micro USB. Não é raro você estar numa roda de amigos e encontrar hoje alguém que tenha esse padrão de carregador.

Ele é o mesmo que é utilizado em cabos de transferências de câmeras digitais. Em 2012, empresas como Motorola, LG, Sony e Samsung entraram nesse acordo para que os seus dispositivos começassem a ter um padrão para os carregadores. 

Fonte: Site meu novo celular

Comentários

Postagens mais visitadas