Taxa de desemprego aumenta 6,7%



A taxa de desemprego aumentou para 6,7%, segundo os números divulgados pelo IBGE, nesta quinta-feira (25). Essa é a maior taxa para um mês de maio em cinco anos. A taxa também é um pouco maior do que a de abril, que foi de 6,4%. Com esse aumento, o Brasil tem agora 1.633.000 de desempregados.
A pesquisa do IBGE também mostra que o rendimento do trabalhador brasileiro caiu. A queda na média do que se recebe por mês foi de 1,9%, em maio com relação a abril, e de 5% na comparação com maio do ano passado.

“Nós temos um processo que começa com o colapso da confiança, queda acentuada dos investimentos, queda do consumo, queda da produção e finalmente o desemprego. No ciclo econômico, o mercado de trabalho é o último a ser atingido, mas também é o último a se recuperar. Então, nós estamos vendo agora o início desse processo, início do processo que o mercado de trabalho está sendo atingido diretamente pela recessão que está havendo neste momento no Brasil”, explica o economista Cláudio Frischtak.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas