Os Custos da abertura de uma franquia
Percebe-se a ascensão crescente de novos empreendimentos em nossa região e o fortalecimento e modernização de outros, a despeito da crise econômica e financeira pela qual passamos. Mesmo assim, dia após outro, presenciamos a falência de diversas empresas, algumas que instalaram-se embaladas pelo "oba-oba" do segmento de franquias. O ACH...Blog pesquisou e hoje revela os principais custos na abertura e manutenção de um negócio de franchising. Com créditos para o site InfoMoney. Confiram:
Taxa
de franquia (ou taxa inicial)
Também chamada de franchise
fee, é o valor pago pelo franqueado uma única vez quando adere à rede (e, em muitos
casos, também por ocasião da renovação de seu contrato de franquia). Essa taxa
remunera o acesso inicial ao conhecimento desenvolvido e à experiência
consolidada pelo franqueador, além do "privilégio" de passar (ou
continuar) a integrar a rede de franquias que operam sob a marca do
franqueador.
Como regra geral, essa taxa
cobre os custos com os quais o franqueador precisa arcar para colocar um
franqueado em operação, como: recrutamento, seleção e treinamento do franqueado
(em alguns casos também de sua equipe), confecção e entrega dos manuais de operação
da franquia, apoio ao franqueado na escolha do "ponto" comercial onde
irá instalar sua franquia, orientação quanto aos equipamentos, estoques,
insumos e outros bens e serviços que o franqueado deverá adquirir e outros
benefícios mais.
Taxa
de royalties
Paga, em geral, mensalmente,
essa taxa remunera o acesso continuado, por parte de cada franqueado, aos
benefícios, que lhe resultam do fato de integrar uma rede de negócios padronizados,
e aos serviços oferecidos pelo franqueador.
Exemplos de benefícios que
um franqueado pode esperar como consequência de integrar uma rede de franquias
bem estruturada: compras (ou negociações) centralizadas, treinamento ou
reciclagens constantes, orientação em questões comuns a toda a rede e "networking",
ou seja, a possibilidade de estar constantemente trocando idéias e experiências
com seus pares a respeito de todos os aspectos da operação e gestão de seus
negócios.
Normalmente, os royalties
são calculados com base na aplicação de um certo percentual sobre o faturamento
bruto mensal de cada franquia.
Alguns franqueadores, para
efeito de cobrança dos royalties, deduzem do montante bruto apurado na operação
da franquia os impostos diretos efetivamente devidos ou pagos pelo franqueado
em função desse faturamento, calculando a taxa sobre o que se convencionou chamar
de faturamento líquido. Há, ainda, franqueadores que adotam outros critérios
para a definição da taxa de royalties.
Taxa
de Publicidade e Propaganda
É o valor pago (em geral
mensalmente) pelos franqueados (normalmente com base no respectivo faturamento,
bruto ou líquido, conforme o caso, e de acordo com o mesmo critério para a
cobrança da taxa de royalties) e destinado à criação e manutenção de um Fundo
Cooperativo de Propaganda e Marketing da Rede. Geralmente, as unidades
próprias, operadas pelo franqueador, contribuem para o Fundo, pagando a mesma
taxa também paga pelas franquias.
Esse Fundo possibilita
desenvolver, de forma cooperativada, meios para divulgar os produtos ou
serviços comercializados pelas franquias, sendo um dos grandes benefício proporcionados
pelo fato de se pertencer a uma rede bem estruturada.
Somam-se a esses custos, a manutenção de estoque estratégico, em casos de franquias de produtos, a veiculação de propaganda local e regional, às vezes divididas entre os franqueados, despesas operacionais do negócio, como pagamentos de salários, impostos e aluguel de loja. Amigos, um negócio de sucesso às vezes custa bem caro.
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