Os truques que lanchonetes de fast-food usam para fazer-nos comer mais!
Um relatório revela que a epidemia da obesidade mundial poderia ser
muito pior do que o previsto. Mas esta não é uma notícia boa. As empresas que
comercializam as chamadas junk ou fast-food, são acusadas, pelos pesquisadores,
de confundir o público e induzir as pessoas a consumir mais do que deveriam.
A notícia não é nova, mas, de acordo com o jornal britânico Daily
Mail, a partir deste momento as empresas deste ramo terão que prestar mais
atenção em suas atitudes. Fotos de comida sedutoras, cheiros específicos,
ofertas irresistíveis, e porções enormes são alguns dos truques usados pelos
restaurantes para seduzir consumidores.
Fast-food!
A dieta do olhar
Um estudo científico realizado por Brian Wansink, da Universidade de
Illinois, investigou as maneiras em que as pessoas mais consomem alimentos. A
forma em que eles são apresentados, na hora de escolher, é crucial.
Entrevistados pela pesquisa disseram que, além de fome, quiseram comer
em redes de fast food por causa da propaganda. Declarações como “eu vi a
comida”, “eu queria estar com outras pessoas”, foram presentes.
Segundo o pesquisador, redes de fast-food tendem a comercializar estes
desejos. Lojas localizadas, inclusive, em shoppings, metrôs, estradas, ou
locais de fácil acesso facilita a sedução do consumidor para comprar o alimento
até quando não está com fome.
O que motiva essas atitudes é, justamente, a chamada “dieta do olhar”.
Por meio de fotos, as redes motivam as pessoas a comprar as ofertas. Quantas
vezes você já foi ao McDonald’s e pediu um sanduíche que, no cartaz, era muito
maior?
Sons e cheiros
Pode parecer loucura, mas, segundo a pesquisa, o cheiro do restaurante
pode influenciar o quanto as pessoas comem. Assim, a lanchonete incentiva a
pessoa a comer mais vezes naquele lugar, por se familiarizar com o cheiro do
ambiente. Quem nunca passou perto de um McDonalds ou Burger King e não sentiu o
cheiro característico do sanduíche da marca?
Conveniência
Redes de fast-food tornaram mais fácil do que nunca matar a fome (ou
até comer quando não há vontade). O drive-thru, por exemplo, faz com que o
indivíduo permaneça no conforto de seu carro e não faça nenhum esforço para ter
que se alimentar. Lanches, bebidas e sobremesas podem ser ingeridas todas de
uma vez só.
Pode parecer estranho, mas a pesquisa aponta que este tipo de serviço
é realizado não para facilitar a vida do consumidor, mas sim, fazer ele comer
mais. Estudos descobriram que uma das mais fortes influências sobre o consumo é
a facilidade de acesso.
Facilidade ao comer
Para comer um lanche você não precisa de garfo e facas, mas apenas de
um guardanapo. Pratos e outros utensílios também estão dispensados. Geralmente,
eles vêm embrulhados em um papel ou caixa que é fácil de abrir e você não
precisa se preocupar em parti-lo ao meio. Comer hambúrgueres, batatas-fritas e
nuggets com os dedos e de forma rápida fica muito mais fácil.
“Ofertas” e “preços baixos”
Oferecer combos e promoções (entre aspas, pois no final das contas o
fast-food sempre acaba saindo mais caro que uma comida saudável) é uma forma de
levar as pessoas a comer mais do que realmente precisam. Esta “publicidade”
leva as pessoas a pensar que estão economizando dinheiro quando, na verdade,
com o mesmo valor poderiam comprar comidas muito mais saudáveis. Estudos têm
mostrado que as pessoas estão mais propensas a comer quando estão sujeitas a
estes tipos de ofertas.
Embalagens enganosas
A pesquisa ainda ressalta que as embalagens são enganosas e facilitam
o caminho para a obesidade. Quando ficam em frente a um balde de frango frito ,
muitas pessoas comem tudo. Mas se a mesma quantidade for servida em três
porções menores, as pessoas tem a sensação que estão comendo demais.
Fonte: Portal R7, acessado em 18 de janeiro de 2014, às 21h21.
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