Período escolar noturno com alta evasão e baixo rendimento



Em Pernambuco, as aulas no período noturno têm baixa qualidade quando comparada às aulas da manhã e da tarde, e, além disso, mais alunos do período noturno abandonam as escolas, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Ayrton Senna, que avaliou o ensino noturno em escolas públicas de todo o país. No estado, esses problemas têm grande impacto na sociedade - influenciam no aumento do desemprego e violência, como mostrou o Bom Dia Pernambuco, da TV Globo, desta segunda-feira (23).
Das 107 mil pessoas que estudam à noite em Pernambuco, 70% trabalham. Além disso, muitas delas estão fora da idade escolar ideal. Para o diretor de articulação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, a situação é preocupante. “Nós já temos um enorme desafio com os alunos do período diurno. Por outro lado, temos ainda um terço dos alunos estudando à noite. Quando a gente se depara com ele, a gente vê um baixo índice de aprendizagem e uma alta taxa de abandono escolar”, explica.
De acordo com a pesquisa, o aluno do período noturno é, em média, quatro anos mais velho do que o aluno do ensino diurno. Além disso, a evasão escolar é dez vezes maior no ensino noturno, quando comparado com o diurno. “A gente tem que pensar em outro modelo, que não se aplica, por exemplo, à escola em tempo integral”, pondera Ramos, para quem estes alunos vão aumentar e ampliar a faixa de jovens chamada ‘Nem nem', que nem estuda nem trabalha.
Mozart Ramos lembra ainda que a educação é o meio de alinhar o desenvolvimento social e econômico. “Estudar mais significa uma melhor distribuição de renda. Quando a gente estuda ‘de menos’, os impactos sobre a violência são extremamente preocupantes”, afirma.

O estudo conclui que os jovens do ensino noturno precisam de um ambiente motivador, para ter uma nova perspectiva em relação ao futuro, além de uma escola que dialogue mais com o trabalho e o cotidiano. “Cabe aos governantes, tanto na esfera estadual quanto na federal, um pacto pelo ensino médio noturno. Na nossa visão, é importante chamar outros atores, que têm uma visão naturalmente vinculada ao mundo de trabalho”, completa Ramos.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas